TV NEWS - FILIADA A REDE CINEC - JORNALISTA RESPONSÁVEL: CARLOS AUGUSTO PEIXOTO - MTB 0003233/ES.


A VOZ DO POVO VIRA NOTÍCIA NA TV NEWS CINEC - ASSISTA A TV NEWS - PELA TV CINEC-SP.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO E-MAIL tvnewscinec@gmail.com

quinta-feira, 30 de abril de 2015

A CULTURA CAPIXABA NA BOCA DO FUNIL. ARTISTAS ACAMPAM E DORMEM NA PORTA DA SECULT-ES DESDE DIA 27.
Pasmem, mais, desde Segunda-feira do dia 27 de Abril, que, se encontra diversos movimentos culturais do Estado do Espírito Santo acampados na porta da SECULT- Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Todo este manifesto se deve ao fato do descaso do Governo Paulo Hartung com a cultura, onde, descontentes com a verba distribuída para os Editais de 2015 e não vendo soluções para um acordo amigável entre as partes (Conselho de Cultura e Secult-ES), sobrou apenas a solução para este manifesto, que, se pretende estender até que seja atendido todos as necessidades da cultura.
Dentre o discutido, vem sendo muito debatido a importância da criação de uma Lei de Estado de Isentivo a Cultura (tal como já existe em diversos Estados do Brasil), onde, se entende, que, o trabalhador da cultura teria seu mercado de trabalho expandido através da produção independente e poderia garantir o pão a mesa.
A presidente do Sated-ES Verônica Gomes, destaca, que, um Estado não pode viver somente de políticas de editais (que não é uma política e sim apenas premio) e, num governo que tem tantos
recursos como o Espírito Santo. Verônica menciona a Petrobras como a nossa maior fonte de renda e o pouco avanço que a cultura vem tendo por falta do interesse do Governo Capixaba, e ela esclarece:
" Eles pensam que artista é criança que se gambela com um doce e nada mais. Estamos exigindo respeito a nossa Classe e políticas culturais transparentes e dentro das necessidades discursivas dos Fóruns de Estado, Conselhos e Manifesto da Categoria. Queriam manobrar e calar o conselho de cultura e o resultado surtiu neste manifesto sem dia pra terminar até que sejamos atendidos e respeitados dentro da nossa importância para a contribuição social junto a cultura capixaba ".
Se percebeu claramente, que, Verônica e demais categorias representativas da cultura capixaba, estavam muito revoltosos quanto a toda esta desordem ocorrida na Secretaria de Cultura do Estado, onde, pelo que se percebeu, não se pode argumentar e/ou negociar as pendencias, pois lembra um tipo de regime autoritário que muito se parece com a "antiga" ditadura Brasileira.
Com tudo isso, os artistas lamentam e reclamam da falta de sorte por ter escolhido viver da arte e não ter condições mínimas de sobrevivência na cultura, por não ter o mínimo apoio do Estado, para
se destacar no seu trabalho e levar uma vida digna de cidadães Capixaba.
Foi marcado pelo Secretário de Estado da Cultura Senhor João Gualberto, uma reunião extraordinária do Conselho de Estado da Cultura do Espírito Santo, para tentar solucionar estas pendencias. A data será no dia 04 de Maio de 2015, dentro do Teatro Carlos Gomes de Vitória-ES, no horário das 14:00 horas.
Estará presente, não só o Conselho de Estado da Cultura, mais, também, Artistas diversificados, Entidades de diversas áreas da cultura, Fóruns, lideranças de governo, tal como a possível presença solene do Governador Paulo Hartung, que, já foi convidado via ofício da ACAMP - Associação Capixaba dos Músicos, porem, acredita-se que ele pode não comparecer e deva de mandar um representante, até porque se trata de uma figura do primeiro escalão do governo e não ficaria de bons modos não se justificar de alguma forma.
Um pan-fletaço esta acontecendo no dia de hoje, pelos manifestantes da cultura, que, prometem fazer mais pressão até ter este caso resolvido definitivamente pelo Governador.
E agora Governador você vai comparecer? Os profissionais da cultura te confiou o voto e você traiu a confiança deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário